O que você está procurando?

O objetivo do Carnaval desse ano, durante a pandemia, era me isolar na natureza, em uma casa no meio do mato, mas com conforto.

Missão cumprida!

O Refúgio de São Chico

O Refúgio de São Chico é uma casa que encontrei no Airbnb, um lugar incrível no meio da natureza, no meio da Mata Atlântica, na Serra Gaúcha.

Localização

O Refúgio de São Chico que fica em um condomínio em São Francisco de Paula, na região de Campos de Cima da Serra, aqui no Rio Grande do Sul.

De Porto Alegre até lá dá mais ou menos 90km de distância. Da região de Gramado e Canela, mais ou menos 40km. Do centro de São Francisco de Paula até a casa dá mais ou menos 10 minutos de carro, é super perto.

O condomínio

A cabana que eu fiquei está localizada dentro de um condomínio. Além dela, tem outras duas casas iguais. O que muda entre elas são os sócios e alguns detalhes de decoração na parte interna.

Cada casa tem um nome. A que eu me hospedei chama-se “Refúgio de São Chico”. Dentre as três, acho que ela é a que tem mais privacidade, pois o deck frontal é voltado pro mato.

A cabana

Pelas fotos, o Refúgio de São Chico parece um container, mas ele não é! A cabana foi construída com parede dupla de madeira e com um revestimento que proporciona isolamento térmico. Por fora ela é revestida de galvalume, por isso a impressão de ser um container.

A cabana foi construída com grandes aberturas, o que é perfeito pra uma imersão na Mata Atlântica.

A casa é bem equipada, com jogos de cama e banho, edredon, colcha, aquecedor elétrico, tv, fogão à lenha (que serve como lareira e foi assim que usamos, mesmo sendo fevereiro), secador de cabelo, secador de toalhas. Tem tomadas por todos os lados e o wi-fi é ótimo.

Todas as janelas da casa têm cortina blackout e a opção de tela (para não entrar insetos).

A parte frontal da cabana também fecha, então o ambiente fica realmente escuro a noite.

Na área externa tem duas churrasqueiras, sendo uma delas na lateral da cabana (parte coberta) e a outra é daquelas portáteis, que você pode mover de lugar. Atrás da cabana tem um tanque de lavar roupas.

O quarto-sala

A cabana tem duas camas queen size que ficam no mesmo ambiente, acomodando até quatro pessoas.

 

O banheiro

O banheiro tem um espaço bom, tem água quente na torneira da pia e aquecedor de toalhas.

Vale dizer que o chuveiro é elétrico, mas bem potente.

A cabana também oferece material de limpeza (caso precise), além de amenities (shampoo, condicionador e sabonete).

A cozinha

A cabana tem dois frigobares, fogão elétrico com duas bocas, forno elétrico (ele não é grande, mas é bem potente), fogão à lenha (que citei ali em cima), jogo básico de panelas, talheres, copos, taças, cafeteira italiana e alguns itens como sal, açúcar e café.

Deck e área externa

A poucos metros das cabanas tem uma garagem que é aberta, mas coberta.

E na frente da cabana tem um deck de madeira super agradável, que é onde ficamos na maior parte do tempo e também onde fazíamos as refeições. Ah! Nós levamos praticamente todas as comidas e bebidas daqui de Porto Alegre, mas tem supermercado no centro da cidade, além de cafés, bares e restaurantes.

Nessa área externa que fica na parte frontal da cabana tem também rede, a churrasqueira (a portátil que eu comentei ali em cima), cadeiras e uma mesa de apoio.

 

O Refúgio de São Chico é um daqueles lugares que a gente vai embora já querendo voltar. Que lugar especial!

A cabana é perfeita para quem busca isolamento e contato com a natureza. Eu amei os dias que passei por lá!

Mais informações

  • Para ver o tour pela cabana nos meus stories do Instagram, clique aqui.
  • Localização: São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul. O endereço exato é enviado após a reserva da cabana.
  • Como reservar: pelo Airbnb, clicando aqui.
  • Anfitrião: eu tive contato com o Anderson, que foi super simpático. A comunicação foi sempre muito fácil e ágil.
  • Check-in, check-out: os anfitriões não ficam no terreno onde tem as cabanas. Quando nós chegamos lá tinha uma pessoa nos esperando, mas quando fomos embora nós fizemos self check-out, deixando as chaves num cofre com senha.
  • Siga o Refúgio de São Chico pelo Instagram.

*Essa experiência foi realizada em parceria com o Refúgio de São Chico.

Para ver mais dicas da Serra Gaúcha, clique aqui.

One Reply to “Refúgio de São Chico: uma hospedagem no meio da Mata Atlântica em São Francisco de Paula, Serra Gaúcha”

  1. Parque 8 Cachoeiras: trilhas e cachoeiras em São Francisco de Paula, Serra Gaúcha - Meu mapa-múndi says: 02/05/2021 at 18:34

    […] Eu não cheguei a visitar, mas São Francisco de Paula tem excelentes pousadas e opções de Airbnb, como é o caso do Refúgio de São Chico, onde fiquei hospedada. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*