O que você está procurando?

Lampedusa é uma pequena ilha paradisíaca no Mar Mediterrâneo que pertence à Sicília, na Itália.

Eu descobri o destino através do Instagram e foi amor à primeira vista. E mesmo com as expectativas altas, eu fiquei surpresa com as paisagens e esse mar com tons de azul que eu nem sei descrever!

Já escrevi aqui no blog sobre informações gerais da ilha, como chegar, quando ir, onde se hospedar, o que fazer, e nesse post vou falar exclusivamente das praias, que são as principais atrações de Lampedusa.

Informações gerais

Algumas dicas gerais antes de partirmos para as praias:

  • “Spiaggia” significa praia e “cala” significa enseada;
  • As praias da ilha são todas públicas. Algumas delas com mais estrutura e beach club, mas não é preciso pagar para acessar a praia – apenas se você usar a estrutura de um dos restaurantes;
  • A água é gelada? Eu fui no final de setembro e pela minha experiência eu posso dizer que a água não é quente, mas não achei supergelada, daquelas que a gente dá uma travada na hora de entrar no mar. Comentei sobre isso no post com informações gerais sobre Lampedusa.
  • App: vale a pena baixar o aplicativo “Lampedusa App”, que reúne dicas de transporte na ilha, previsão do tempo e informações sobre as praias.

Spiaggia dei Conigli (Rabbit Beach)

Não tinha como não começar pela praia que eu descobri pelo Instagram e foi um dos “pilares” do meu roteiro pela Itália: Spiaggia dei Conigli, conhecida como Rabbit Beach ou Praia do Coelho.

Além de ser a praia mais famosa da ilha, a Spiaggia dei Conigli foi eleita pelo Trip Advisor como a praia mais linda da Europa. E eu garanto que não é a toa!

Como chegar

Você pode chegar até a Spiaggia dei Conigli de carro ou de ônibus (tem uma parada bem na frente).

Do estacionamento até lá uma caminhada de uns 15 minutos, sendo a maior parte descida. A trilha é bem demarcada, com um ponto com sombra caso você queira fazer uma pausa.

Antes de chegar na praia você vai se deparar com um mirante com vista para a Spiaggia dei Conigli (direita) e a Isola dei Conigli (na frente). Para acessar a praia você vai descer um escada que fica no lado direito do mirante. Se você caminhar para a esquerda partindo do mirante, chegará na Tabaccara, que vou falar mais adiante.

Estrutura

A praia não tem estrutura, mas tem um bar no estacionamento, onde tem alguns lanches e bebidas. Lembro que na época eu fiquei bem surpresa com os preços, paguei em torno de 2 euros numa água de 1,5l. nem convertendo seria o preço do Brasil.

É importante saber

A praia fica em uma área de reserva natural protegida, por isso não tem estrutura, nem mesmo ambulante. Ela fica aberta das 8h30 às 19h30.

Welcome to paraside!

Mesmo ao vivo eu não conseguia acreditar na beleza desse lugar! Surreal!

Por ser uma área protegida e com tartarugas (embora eu não tenha visto), tem uma parte da faixa de areia onde não é possível colocar guarda-sol.

Isola dei Conigli

A Isola dei Conigli ou Ilha do Coelho fica bem em frente ao mirante da Spiaggia dei Conigli, na divisa dessa praia com Tabaccara (a esquerda do mirante). Essa imagem é o principal cartão postal de Lampedusa.

É importante saber

O acesso até a ilha é proibido, mas quando a maré está baixa algumas pessoas vão caminhando pela água até quase chegar nela.

As fotos abaixo são vistas da trilha da Spiaggia dei Conigli até a Cala Pucino.

Enxergamos em primeiro plano a Spiaggia dei Conigli, no segundo plano e à direita, a Isola dei Conigli e por último, onde estão os barcos, Tabaccara.

Tabaccara (Flying Boats)

Tabaccara é conhecida como “Flying Boats”, porque a água é tão clara que a sombra dos barcos nós dá a sensação que eles estão voando. É impressionante!

Como chegar

Para chegar nesse lugar onde tirei as fotos, você vai percorrer o mesmo caminho até a Spiaggia dei Conigli e, quando chegar no mirante, na frente da Ilha do Coelho, você vai caminhar para o lado esquerdo, sentindo contrário do acesso à Spiaggia dei Conigli.

Poucos metros de caminhada já garantem essa vista sensacional!

É importante saber

Tabaccara não tem uma praia ou areia, nem trilha que dê acesso até o mar, mas você pode curtir o mar e esse lugar durante o passeio de barco, por exemplo. Essa foi uma das principais paradas para tomar banho e mergulhar durante o passeio que eu fiz.

Na foto abaixo, parada para banho durante o passeio de barco que eu fiz pelas praias da ilha.

Cala Pulcino

A Cala Pulcino é uma praia que fica a direita da Spiaggia dei Conigli e foi outro lugar incrível, difícil de acreditar que era real.

Estrutura

A praia não tem estrutura, bar ou restaurante.

Como chegar

O acesso até a Cala Pulcino pode ser por uma trilha pelo canto direito da Spiaggia dei Conigli, com o caminho parte demarcado, parte intuitivo. Eu escolhi esse caminho e não cheguei a descer até a praia, penas avistei ela de cima. Tempo médio de 15 minutos de caminhada e pouca inclinação.

A outra opção é ir de carro até a Cala Pulcino, estacionar o carro e caminhar por mais ou menos 25 minutos. Dizem que esse trecho é bem sinalizado.

Apaixonada por essa vista!

Spiaggia della Guitgia

A Spiaggia della Guitgia ficava a poucos metros da pousada que eu estava hospedada.

Estrutura e como chegar

Essa praia fica em frente ao porto e eu acho que é a praia de mais fácil acesso. Não tem trilhas, tem restaurantes bem próximos e inclusive um beach club com guarda-sóis e cadeiras.

Para quem não estiver hospedado por perto, tem como ir de carro ou ônibus (tem uma parada nessa praia).

Por ser de fácil acesso, a Spiaggia della Guitgia é também a praia mais movimentada.

Cala Croce

A Cala Croce fica a menos de 1km de distância da Spiaggia della Guitgia, a praia que eu citei acima e ela divide a baía com a Spiaggia Portu N’Toni, que está no segundo plano da foto abaixo.

Estrutura

A praia conta com a estrutura de um beach club, bar e restaurante.

Como chegar

A pé, de carro ou de ônibus. Do estacionamento até a praia são poucos metros.

Spiaggia Portu N’Toni

Se você olhar a primeira foto da Cala Croce, os guarda sóis em segundo plano são da Spiaggia Portu N’Toni. As duas praias são divididas por pedras.

Estrutura

A praia conta com a estrutura de um beach club, bar e restaurante.

Como chegar

A pé, de carro ou de ônibus. Do estacionamento até a praia são poucos metros.

Cala Madonna

A Cala Madonna é uma praia bem reservada e, mesmo não parecendo na foto, a cor do mar é igualmente linda!

Estrutura

Mesmo a orla sendo pequena, a praia conta com a estrutura de um beach club.

Como chegar

Você pode chegar até a Cala Madonna de carro. Do estacionamento até a praia são poucos metros.

Grotta Mare Morto

Não é bem uma praia, mas vale a indicação aqui, até porque mesmo não tendo faixa de areia as pessoas geralmente ficam curtindo o mar na beirada das pedras.

A principal atração é a gruta, onde forma quase uma piscina.

Como chegar

Tem como chegar lá de carro ou de ônibus. A parada de ônibus fica a uns 10 minutos caminhando até a gruta.

Outras praias

Algumas outras opções de praias da ilha que eu acabei não visitando:

  • Cala Galera

  • Cala Creta

  • Cala Maluk

  • Cala Pisana

  • Cala Francese

Para conferir mais dicas de Lampedusa, clique aqui.

Para conferir dicas de outros destinos da Itália, clique aqui.

One Reply to “Itália: As principais praias para conhecer e curtir em Lampedusa, a ilha paradisíaca da Sicília”

  1. Lampedusa, na Sicília: como chegar, onde ficar, quando ir, gastronomia e mais dicas da ilha paradisíaca na Itália - Meu mapa-múndi says: 29/07/2020 at 19:06

    […] Para ler mais sobre cada uma das praias, dicas de como chegar e estrutura, é só clicar aqui. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*