Escrevi dois posts contando todos os detalhes do complexo enogastronômico da Don Giovanni, um com dicas da vinícola, desde a história, processos, degustação, brinde durante o pôr do sol e outras experiências, e um outro post sobre o tradicional jantar harmonizado.
A Pousada Don Giovanni
Nesse post eu vou contar um pouco mais sobre a pousada que fica dentro da vinícola, uma excelente opção para quem busca tranquilidade em meio aos vinhedos, em Pinto Bandeira (Serra Gaúcha).
A parte da hospedagem fica dentro da mesma propriedade da vinícola Don Giovanni, em um casarão antigo, de 1930. Esse casarão foi transformado em pousada em 1977.
Além do casarão, a pousada tem também uma cabana, a uns 100 metros de distância.
O Casarão
O casarão tem sete quartos, sendo seis no andar superior, acessados por escada, e um no térreo.
A decoração varia a cada quarto. O meu era um duplo, com duas camas de solteiro. Os outros eram com cama de casal, outros para até três pessoas… E cada um com uma pintura diferente.
Os quartos, em geral, são simples e aconchegantes. E eu achei um charme o abajur ser com uma garrada de vinho de uma safra super antiga da Don Giovanni.
Outro detalhe super querido é que em cima da cama tinha uma cartinha de boas vindas escrita à mão e um vidro com figada caseira, feita na própria pousada.
Acabei não fotografando o banheiro, mas ele é bem amplo.
E esse pôr do sol emoldurado na janela do nosso quarto? Um espetáculo!
Nesse casarão tem uma área de confraternização com sofás, poltronas, TV, lareira…
A pousada não tem recepção 24h, mas olha que legal: nessa sala tem uma cristaleira com taças e, logo atrás dessa coluna, quase subindo as escadas, tem uma geladeira com espumantes e vinhos. Você pode pegar a taça e a bebida quiser e depois anotar em um livro que fica na recepção, para acertar no check-out. Self-service wine!
Café da manhã
O café da manhã é servido em um outro ambiente desse casarão e está incluso na tarifa.
Acabei esquecendo de tirar foto, mas tinha pães (inclusive colonial), queijos, frios, frutas, bolos, cereais, pão de queijo, café, leite, iogurte, suco e acreditem, tinha até espumante!
A Cabana
Como comentei acima, além do casarão a pousada conta também com uma cabana, que fica a uns 100 metros de distância.
Essa cabana tem espaço para até cinco pessoas.
Estrutura da pousada
Mostrei um pouco da estrutura no post geral sobre a vinícola, mas além do casarão, da cabana, restaurante, sala de confraternização, estrutura da produção da vinícola e toda a área verde e vinhedos, a Don Giovanni tem um espaço de confraternização externo com churrasqueira (onde comi um dos melhores churrascos da vida e comentei no outro post), piscina externa e até mesmo um jogo de xadrez gigante.
A pousada da vinícola Don Giovanni é uma ótima opção para quem quer explorar a região de Pinto Bandeira e ou o Vale dos Vinhedos, para quem quer desconectar e se hospedar em meio aos vinhedos, combinando diferentes experiências.
Sabe aqueles lugares que a gente vai embora já querendo voltar? A Don Giovanni é assim! Tanto é que voltei e pretendo retornar mais vezes! ♥
Mais informações
- Preço: o valor da hospedagem varia de acordo com o quarto e o número de pessoas, entre R$ 450 a R$ 750 (cabana); Dica: de quarta para quinta a hospedagem tem 50% de desconto, de quinta para sexta tem 25% de desconto e de sexta para sábado o desconto é de 10%.
- Funcionamento: a pousada funciona de quarta-feira a domingo;
- Hóspedes têm desconto no varejo;
- Endereço: VRS 805, Linha Amadeu (28), km 12 | Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul;
- Mais detalhes aqui.
[…] A Pousada da Vinícola Don Giovanni é super aconchegante e é uma ótima dica para quem quer se hospedar em meio aos vinhedos e curtir muito a natureza. Para saber mais detalhes da minha experiência por lá é só clicar aqui. […]
[…] Pousada em meio aos vinhedos; […]
[…] Para ler o post completo com todos os detalhes da pousada e toda a estrutura é só clicar aqui e conferir o post completo. […]
[…] que você vai encontrar por lá: hospedagem (a vinícola tem pousada), degustação de vinhos e espumantes, degustações especiais na cave, […]