No início de 2015 eu fiz uma viagem pela Europa que foi incrível, tanto pelos destinos quanto pelo roteiro ter ficado “redondinho”.
Eu aproveitei uma super promoção da KLM por R$ 539 ida e volta e o ponto inicial/final foi Amsterdam, na Holanda. Os outros países foram escolhidos por dois critérios:
- Afinidade: eu já tinha visitado todos esses lugares durante o meu intercâmbio na Irlanda, em 2010 e, como essa era a primeira viagem da minha mãe para a Europa, eu escolhi alguns lugares que eu sabia que ela ia amar.
- Trem como principal meio de transporte entre países: o outro critério foi a facilidade de transitar entre um país e outro sem o desgaste de voos e a função de aeroportos, ainda mais no inverno, quando muitos voos são cancelados. Exceto o trecho inicial, de Amsterdam para Londres, todo o restante da viagem foi de trem.
O roteiro ficou assim: Londres com bate-volta de um dia em Liverpool, Paris (com direito a Disneyland e Versalhes), Bruges e Amsterdam (com direito a um pulo em Zaandam).
Londres | Inglaterra
Londres é um dos meus destinos favoritos do mundo!
Eu já tinha conhecido a cidade em um mochilão no final do meu intercâmbio em Dublin, em 2010/2011 e retornei à cidade em 2015. O engraçado é que não foi amor à primeira vista, foi na minha segunda viagem pra lá que eu me apaixonei por Londres.
Amo o clima da cidade, amo o fato dela ser cosmopolita, cada bairro tão diferente um do outro, como se fossem diferentes cidades dentro de uma única cidade. Amo, indico e voltaria sempre
Muita gente associa Londres à um destino caro, principalmente com a desvantagem do Real x Libra (moeda local), mas a cidade oferece inúmeros programas gratuitos.
- Quanto tempo fiquei: 7 dias inteiros, mas se pudesse, ficaria muito mais.
- Como cheguei: de avião, pelo aeroporto Luton.
- Onde fiquei hospedada: em Marylebone. O bairro é lindo e muito bem localizado.
- Para ler posts e dicas de Londres é só clicar aqui.
Liverpool | Inglaterra
Eu amo Beatles e queria muito incluir pelo menos um dia na cidade durante a minha viagem pela Inglaterra.
Eu conheci Liverpool em 2010, num bate-volta partindo de Dublin, na época do meu intercâmbio pela Irlanda.
Gostei muito da cidade e amei conhecer os principais pontos turísticos relacionados aos Beatles, tanto que voltei em 2015. A ideia não era fazer novamente um bate-volta, mas as passagens de trem estavam com preços ótimos e acabei passando apenas o dia em Liverpool, retornando para Londres no final do dia.
- Quanto tempo fiquei: 1 dia. Cheguei em Liverpool por volta das 8h e fui embora de lá por volta das 23h, pois as tarifas de trem nesses horários “off-peak” (fora do rush) estavam super em conta. Se você tiver a oportunidade, fique pelo menos 1 noite na cidade.
- Como cheguei: de trem.
- Para ler posts e dicas de Liverpool é só clicar aqui.
Paris | França
Oui! Eu não recomendo duas cidades muito grandes em uma viagem curta pela Europa, mas como eu fiquei 20 e poucos dias viajando, acabei incluindo Paris no roteiro.
Eu tinha conhecido a cidade em novembro de 2010 e tive o azar de pegar uma super nevasca na época. Dessa vez eu acabei voltando no inverno, mas sem neve.
- Quanto tempo fiquei: 7 dias, sendo um deles na Disneyland de Marne-la-Vallée e outro em Versalhes.
- Como cheguei: Eurostar, aquele trem direto de Londres para Paris (ou vice-versa).
- Onde fiquei hospedada: no bairro Chaillot, pertinho do Arco do Triunfo.
- Para ler posts e dicas de Paris é só clicar aqui.
Bruges | Bélgica
Eu estive em Bruges no verão (julho de 2010) e no inverno (fevereiro de 2015). Posso dizer que independente da estação, Bruges é uma das cidades mais charmosas que eu já conheci. Eu amei!
A cidade é pequena, perfeita para desacelerar um pouco depois de visitar duas cidades grandes.
- Quanto tempo fiquei: 1 noite, quase 1 dia e meio.
- Como cheguei: de trem. De Paris até lá não tem uma linha direta, então acabei trocando de trem em Bruxelas.
- Onde fiquei hospedada: bem próxima da praça principal, na rua Oude Burg.
- Para ler posts e dicas de Bruges é só clicar aqui.
Amsterdam | Holanda
Amsterdam tem um clima incrível! Eu amo essa cidade!
Estive lá pela primeira vez em julho de 2010, em uma viagem que combinei o destino com Bruges e Bruxelas durante a época do meu intercâmbio.
Mesmo sendo a capital do país, Amsterdam tem “alma” de cidade pequena, do interior. Dá pra conhecer as principais atrações da cidade a pé ou de bicicleta, que são famosas por lá. Aproveitei pra dedicar um turno para conhecer um pouquinho de Zaandam, um lugar super charmoso que fica a 10 minutos de trem de Amsterdam.
Próxima parada: destinos final da viagem, de lá eu voltei pro Brasil
- Quanto tempo fiquei: 3 dias.
- Como cheguei: de trem. Bruges até Amsterdam não te uma linha direta, então acabei trocando de trem em Antuérpia.
- Onde fiquei hospedada: em uma casa barco em Jordaan, o bairro que eu mais gostei em Amsterdam.
- Para ler posts e dicas de Amsterdam é só clicar aqui.
Que viagem inesquecível! ♥
–
Para ler mais dicas e posts da Europa, clique aqui.
Acabei de comprar passagens pra mim e minha filha. Meu roteiro ideal é semelhante ao seu em três destinos: Londres, Amsterdã e Liverpool. Mas chegada e saída pelo aeroporto de Londres. Na dúvida de como montar esse roteiro… alguma dica ?