Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é famosa pelas praias que remetem ao mar turquesa do Caribe.
Eu estive lá na virada do ano de 2017 para 2018 e fiquei realmente impressionada. Mesmo nos dias nublados a cor do mar é surreal!
Antes de listar as 6 melhores praias para você visitar, a minha principal dica é, se possível, evite visitar Arraial do Cabo em algum feriado. A cidade é pequena, não tem estrutura para receber tantos turistas e eu vi isso na prática.
Prainhas do Pontal do Atalaia
É famosa pela escadaria que dá acesso à praia. Eu não desci a escadaria porque cheguei de barco, mas subi alguns lances para tirar a foto abaixo.
São duas praias, mas isso fica mais visível durante a maré baixa.
- Acesso: as prainhas ficam dentro de uma reserva e precisa pagar para entrar no parque. Tem como ir de carro, a pé ou chegar na praia de barco (barco-táxi a partir da Praia dos Anjos). Por ficar localizado dentro de uma reserva, o acesso dos carros é limitado.
- Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas.
Parece até uma piscina!
Depois da Praia do Farol, essa foi a praia que eu mais gostei.
Praia do Farol
Também conhecida como Praia da Ilha do Farol ou Ilha do Farol, essa foi a praia que eu mais gostei!
Ela é controlada pela Marinha do Brasil e, além de ter controle de visitantes diários, só é permitido ficar 1h na praia.
- Acesso: o acesso até lá é feito através de barcos de passeio.
- Estrutura: a praia não tem estrutura alguma, ou seja, não tem cadeira, guarda sol, banheiro, ambulantes ou quiosques. A visita na praia é tão rápida que você não vai sentir falta de nada disso.
Escolha bem a empresa que você vai fazer o passeio que inclui a parada na Praia do Farol. Os preços variam um pouco, mas vale pagar um pouco a mais e optar por uma empresa com um barco melhor, que respeita a capacidade máxima de passageiros e que costuma chegar antes das outras embarcações na praia. Nós fechamos o passeio com a Primeira Classe Tour e adoramos!
Praia do Forno
Pra chegar na Praia do Forno é preciso pegar uma trilha que parte do centro da cidade. Até a praia dá mais ou menos uns 20min.
Também tem como ir de barco-táxi, mas vale a pena chegar pelo menos 1x pela trilha pra curtir a vista do ponto mais alto dela, em um mirante.
Essa praia tem a faixa de areia menor e mais estreita, então é comum estar mais cheia.
- Acesso: pela trilha, barco-táxi a partir da Praia dos Anjos ou através do passeio de barco.
- Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas.
Prainha
Junto com a Praia Grande (a próxima da lista), a Prainha é a praia mais acessível, não precisando ir de barco ou trilha (mas se você quiser, pode chegar lá de trilha também).
É a praia com mais estrutura, com opções de hospedagem “na orla” e dizem que a Prainha é o melhor lugar pra ver o nascer do sol!
- Acesso: de carro, trilha ou a pé. Do centro até lá dá mais ou menos 20min caminhando.
- Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas, restaurantes e bares.
Praia Grande
Assim como a Prainha, também é a praia mais acessível, fácil de chegar a pé ou de carro, sem trilhas.
Ela tem calçadão com restaurantes e comércio.
A Praia Grande é um dos melhores lugares pra ver o por do sol!
- Acesso: a pé ou de carro. Do centro até a Praia Grande dá mais ou menos 20min de caminhada.
- Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas, restaurantes e bares.
Acabei não incluindo a Praia dos Anjos, que é a praia mais central (acessível a pé ou de carro).
A Praia dos Anjos é onde tem o porto/marina, de onde saem as embarcações e onde geralmente tem mais barcos e pescadores. Não é uma praia boa para curtir o mar, por exemplo.
Arraial do Cabo e Top d+ Já morei nesse paraíso parabéns pelo post
A informação de banheiro químico na Prainha não é verdade. Não tinha nenhum banheiro químico.