Para quem ama queijos de qualidade, o Borges Queijos Artesanais é o paraíso!
O lugar inaugurou ano passado no bairro Moinhos de Vento e, em pouco tempo, tornou-se um dos meus favoritos em Porto Alegre.
Borges Queijos Artesanais
Os queijos
O Borges Queijos Artesanais é um misto de mercearia e bar que trabalha exclusivamente com queijos artesanais, de pequenos produtores. Todos nacionais, de diferentes regiões do Brasil.
Uma grande variedade de queijos produzidos com leite cru, que não são tratados termicamente ou pasteurizados. Além disso, os produtores que trabalham com o Borges Queijos Artesanais usam apenas o leite de suas próprias fazendas, o que acaba garantindo a sanidade do rebanho e um controle total da qualidade do produto.
Dessa forma é possível valorizar o produtor e o alimento de qualidade, diretamente do campo.
E olha que legal, lá no Borges Queijos Artesanais você consegue conhecer um pouquinho sobre os principais produtores.
O Zé Mario (foto da esquerda), por exemplo, é o “queridinho” do queijo da canastra. Um dos mais antigos na área e faz parte da 3ª geração da família que produz queijo. Incrível!
Os vinhos
Os vinhos que você encontra no Borges Queijos Artesanais são todos naturais que utilizam o mínimo de interferência química possível durante a produção.
Todos os vinhos são de pequenas vinícolas gaúchas, como por exemplo, Arte Líquida, Serena, Angheben, Era dos Ventos, entre outras.
O cardápio
Por oferecer produtos artesanais e sazonais, o cardápio é elaborado semanalmente.
São diferentes tábuas de queijos que você pode apreciar no ambiente, seja na parte interna ou em uma das mesas ao ar livre, em uma das ruas mais charmosas de Porto Alegre.
Tudo parece incrível e fica até difícil escolher, mas a Rita ou o Eduardo, proprietários do Borges Queijos Artesanais, vão ajudar você na escolha e explicar, de forma descomplicada, sobre cada um dos queijos.
O que pedimos
Pedimos a “Tábua queijo minas artesanal” (R$ 26), que tem queijos clássicos com identidade geográfica protegida por lei: Serra da Canastra, Araxá e Cerrado Mineiro. Sensacionais!
Para acompanhar, um doce de leite que é feito com leite cru. Ele é bem diferente do que estamos acostumados, mas ficou perfeito com a seleção de queijos.
Também pedimos duas taças de vinhos e uma burrata, com pesto de queijo da canastra, tomatinhos e pão de fermentação natural (R$ 55).
Burrata é uma das coisas que eu mais amo e essa daí estava maravilhosa!
O que você também encontra lá
Além de queijos e vinhos, charcutaria, geléias, iogurte, azeites e a opção de montar cestas para presentear.
Isso tudo além de experiências, como degustação guiada e eventos em grupos.
Que lugar sensacional e que atendimento simpático!
Eu fico muito feliz quando abrem lugares tão incríveis na minha própria cidade, desses que a gente vai embora já querendo voltar.
Mais informações
- Endereço: Rua Dinarte Ribeiro, 128 | Porto Alegre, Rio Grande do Sul;
- Funcionamento: terça a sexta-feira, das 16 às 22h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 22h;
- Durante a pandemia eles estão realizando delivery com entrega própria.
- Mais detalhes aqui.
Muito legal. Vou conhecer o lugar.