Em setembro/outubro de 2017 eu fiz uma super viagem pela Itália, inclusive fiz um post aqui no blog com o meu roteiro de 21 dias por lá.
A viagem foi incrível, um sonho, e durante 4 dias eu explorei um pouquinho da Costa Amalfitana e Capri.
No meu último dia pela região a Priscilla, do Instagram A Costa Amalfitana, que é brasileira e que hoje trabalha com experiências por lá, me mandou uma mensagem com uma dica imperdível: o “tour do limão”. Era o meu último dia na cidade e, para a minha sorte, eu consegui encaixar no meu roteiro!
Amalfi Lemon Experience: uma fazenda vertical de limão siciliano/amalfitano
O “tour do limão” acontece em uma fazenda bem próxima ao centro de Amalfi, na Costa Amalfitana.
O ponto de encontro é a Catedral de Amalfi, na parte plana. Fomos com um carrinho, daqueles tipo de golf até a fazenda.
Existem diferentes experiências, todas com atividades relacionadas ao cultivo do limão, incluindo aulas de gastronomia e tours privativos. Eu optei pelo Classic Lemon Tour.
Classic Lemon Tour
O tour começa na base da fazenda, em uma parte plana e ele é todo conduzido pelo Salvatore Aceto.
O Salvatore explica sobre a fazenda, que pertence a sua família e hoje já está na 6ª geração. O pai dele, um senhorzinho chamado Luigi, ainda trabalha por lá.

Foi muito legal ver o orgulho pela fazenda e pela principal atração: o limão, tanto pela tradição ligada às raízes da cultura de Amalfi, como toda a versatilidade dele.
Nesse momento nós experimentamos o limão direto do pé e eu achei o sabor muito diferente.
Limão siciliano ou amalfitano?
O limão que até então eu chamava de siciliano, mas que lá é amalfitano. O mais cultivado da região é a variedade Sfusato Amalfi, que é mais perfumado e saboroso, sendo mais adequado para condimentos do que os outros limões.
Fazenda vertical e produção orgânica e sustentável
Vá com calçados confortáveis e disposição! A fazenda é vertical, com alguns trechos mais íngremes.
Tudo é manual, artesanal e durante o tour é comum ver agricultores pelos jardins. Estivemos na fazenda no final de setembro e ainda tinha limões por quase todos os lados.
A fazenda adota técnicas herdadas pela família e segue as diretrizes da agricultura orgânica certificada pela ICEA. Além do selo orgânico, tem o certificado de indicação geográfica – Amalfi Coast Lemons PGI (Protected Geographical Indication).
E a medida que a gente vai subindo, a vista vai ficando ainda mais incrível!
Pausa para o lanche
Antes de retornar ao ponto inicial da fazenda, fizemos uma pausa para beber uma limonada gelada e comer um bolo de limão. Ambos feitos lá, é claro.
Até hoje eu lembro do gosto desse bolo fofinho e dessa limonada! Além dessa vista sensacional! ♥
Museu de cultura rural, artes e artesanato
O tour inclui também uma passagem pelo pequeno museu da família, com artefatos e maquinários usados durantes todos esses anos. O museu fica no pé da fazenda.
Fábrica e degustação de Limoncello
Após visitarmos o museu, conhecemos a fábrica de limoncello, um licor de limão típica da região.
E ainda tivemos a oportunidade de fazer uma degustação do limoncello tradicional, do limoncello com chocolate e do limoncello com creme. Eu não sou muito fã de licores, mas adorei!
O tour tem duração de 2h e foi em inglês e italiano.
Foi uma experiência incrível, do início ao fim. Eu amei e indico muito para quem estiver pela Costa Amalfitana! ♥
Muito obrigada, pela dica, Priscila! 🙂
Mais informações
- O tour deve ser agendado previamente. Tem como fazer isso pelo site deles ou até mesmo pelo Airbnb.
- Valor: o preço varia de acordo com a experiência. O tour que eu fiz custou €20 na época e,pelo que eu vi, atualmente é €25.
- Antes de agendar, tenha em mente que não é sempre que vai ter limão na fazenda. Eu estive lá em setembro, mas é bom consultar o melhor período.
- Endereço: Via delle Cartiere, 59 – Amalfi. Lembrando que, na época, o ponto de partida foi a Catedral de Amalfi. Na volta, retornamos sozinhos, por conta.
- Distância: Da igreja até a fazenda dá 1km de distância.
- Mais detalhes aqui.