A Casa Valduga é uma vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha.
A primeira vez que eu estive lá foi em 2017 e na época eu fiz a visita guiada e degustação.
Acabei retornando à Casa Valduga no início de 2019, para participar do Wine Experience e foi incrível!
A vinícola Casa Valduga
A Casa Valduga foi uma das pioneiras na introdução do enoturismo no Brasil e, desde 1992, conta com um complexo que abrange, além da vinícola, pousada e gastronomia, com o restaurante Maria Valduga. Tudo em um mesmo lugar.
A Famiglia Valduga é composta por 6 empresas: Casa Valduga, Cervejaria Leopoldina, Casa Madeira, Delicatessen, Nero, Vinotage e Domno Importadora.
A Casa Valduga está entre os 1000 lugares para conhecer antes de morrer, de acordo com o livro da New York Times. Muito legal!
Visita guiada e degustação
As visitas são guiadas e duram aproximadamente 1h15, 1h30 e no valor já está incluso o valor da degustação e uma taça de cristal com o logo da vinícola que você pode levar para a casa depois.
O processo: da uva até a garrafa até o espumante ou vinho engarrafado
Durante o tour recebemos toda a explicação sobre a história da Casa Valduga, como funciona o processo produção dos vinhos, espumantes, engarrafamento e embalagem.
A Casa Valduga é uma das maiores vinícolas que eu já visitei e foi uma das primeiras, então foi muito legal conhecer todas as etapas.
A cave
A Casa Valduga tem uma cave subterrânea que é considerada a maior da América Latina, com capacidade para mais de 6 milhões de garrafas, ou seja, essa foto ai é só uma parte da produção. É impressionante!
A vinícola produz aproximadamente 1,4 milhões de litros de vinho por ano, sendo o espumante responsável por 50% dessa produção;
O espumante é produzido a partir do método tradicional (champenoise), que é quando a segunda fermentação é realizada na própria garrafa. Dessa forma o espumante acaba apresentando, geralmente, maior estrutura e complexidade quando comparados aos produzidos pelo método Charmat.
O complexo recebe 150 mil visitas ano, sendo que 50 mil pessoas fazem o tour tradicional pela cave e degustação, como esse que eu fiz.
A degustação de vinhos e espumantes
A degustação vai acontecendo durante a visita guiada, a cada parada. Ela inclui 5 rótulos, sendo 2 tintos, 1 branco e 2 espumantes.
Depois que o tour acabou eu fui na enoboutique e degustei mais alguns.
Eu adorei o passeio e super recomendo! É super interessante conhecer todo o processo de produção do vinho e espumante, do início ao fim. Fora que o lugar é super agradável e você tem a oportunidade conhecer parreirais centenários. ♥
Outras experiências
Além do tour tradicional e degustação, eles também oferecem cursos de degustação, harmonização com queijos e vinhos, diferentes opções de experiências, como personalizar o seu próprio rótulo, além de programações sazonais durante a Vindima, que é o período de colheita das uvas.
Wine Experience
Eu participei do Wine Experience no início do ano passado e achei sensacional a experiência! Para ver todos os detalhes é só clicar aqui.
Restaurante Maria Valduga
Almocei duas vezes no Maria Valduga, restaurante que fica dentro do complexo enoturístico.
Para saber mais detalhes é só clicar aqui.
A Casa Valduga é uma das principais vinícolas do Brasil e não é a toa. O complexo é lindo e os vinhos e espumantes são sensacionais!
Mesmo sendo uma vinícola grande, o atendimento é acolhedor e a estrutura é super agradável. Nas duas vezes que eu estive lá eu fui muito bem atendida, o que me deu ainda mais vontade de voltar para conhecer as outras experiências e me hospedar por lá.
Mais informações
- Endereço: Via Trento 2355, Linha Leopoldina | Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul;
- Visita guiada + degustação: R$ 50 por pessoa, inclui a degustação de 5 rótulos e uma taça de cristal;
- Funcionamento da vinícola: diariamente, das 9h30 às 17h;
- É importante fazer reservas;
- Mais detalhes aqui.
[…] Casa Valduga […]
[…] O Maria Valduga é um restaurante da família Valduga, localizado dentro do pátio da vinícola e das pousadas. Pra ler os post que fiz sobre o tour e a degustação na Casa Valduga é só clicar aqui. […]
[…] Aqui no blog tem um post aqui falando mais sobre o tour pela cave + degustação que eu fiz em abril de 2017, para ler é só clicar aqui. […]
Que delícia de roteiro, ainda mais se for a dois!! Amei e pretendo fazer!
Fico feliz que você tenha gostado, Amanda!
A Serra Gaúcha tem lugares super especiais 🙂