Muita gente me pergunta os principais pontos turísticos de Dublin (pra quem não sabe, fiz intercâmbio lá em 2010/2011) e a primeira coisa que vem na minha cabeça são os pubs.
Infelizmente naquela época eu não tirava muitas fotos, maaaas tá na minha lista fazer um post com dicas sobre a cidade. Enquanto isso eu escrevo sobre os pubs que eu considero imperdíveis, pode ser?
Antes de mais nada, quero explicar uma coisa que algumas pessoas confundem: a região conhecida como Temple Bar e o pub The Temple Bar. A região do Temple Bar, que existe desde 1840, fica localizada na área central da cidade, perto da margem do rio Liffey e é cheia de pubs bem tradicionais. Além de ser uma área bem conhecida pela vida noturna e cultural, é incrível ver a preservação da planta medieval, com ruas estreitas e empedradas.
The Temple Bar
O The Temple Bar é um dos pubs mais famosos de toda a Irlanda e é inclusive um dos cartões postais de Dublin. Tem uma grande variedade de cervejas, whisky (mais de 450 rótulos) e outras bebidas, tem música tradicional ao vivo todos os dias e o clima é bem animado.
Mais informações
- Endereço: 47-48 Temple Bar, Dublin 2;
- Mais detalhes aqui.
The Quays
Além da grande variedade de bebidas, ele é bem famoso pelos pratos tradicionais, como por exemplo, o Irish Stew.
Mais informações
- Endereço: 12 Temple Bar, Dublin 2;
- Mais detalhes aqui.
The Norseman (o antigo Farrington)
Conhecido anteriormente como Farrington, o The Norseman é um dos pubs mais antigos do Temple Bar (1696).
Mais informações
- Endereço: 28E Essex St, Dublin 2;
- Mais detalhes aqui.
The Porterhouse
Posso estar falando besteira, mas acho que é um dos maiores pubs da região. Ele tem quatro andares, música ao vivo e foram os primeiros a trabalhar com craft beer (cerveja artesanal).
- Endereço: 16-18 Parliament St, Dublin 2;
- Mais detalhes aqui.
Oliver St John Gogarty
Datado do século 19, o pub tem esse nome em homenagem ao poeta irlandês chamado Oliver St. John Gogarty. Tem dois andares, o inferior com música ao vivo.
Mais informações
- Endereço: 18-21 Anglesea St, Dublin 2;
- Mais detalhes aqui.
Brazen Head
Dizem que é o pub mais antigo da Irlanda, de 1198. Esse não fica localizado na região do Temple Bar, mas fica superpertinho (700m) e vale a pena incluí-lo no tour. Curiosidade relevante que você só lê por aqui: eu fiz um teste pra trabalhar como garçonete e fui ~dispensada no mesmo dia por ter deixado cair uma garrafa da bandeja.
Mais informações
-
- Endereço: 20 Lower Bridge St, Merchants Quay, Dublin 8;
- Mais detalhes aqui.
E tem outros pubs?
Com certeza! Pub é o que não falta na Irlanda! Em Dublin tem praticamente um (ou mais) a cada quadra. Tem vários outros legais, como o Whelan’s, o Flannery’s e alguns que eu fui e nem lembro mais, mas esses que eu citei ali em cima são bem tradicionais, must go e que retratam bem a cultura irlandesa.
Muita gente acha que pub é apenas um programa noturno, mas na verdade a maioria deles ficam abertos durante quase todo o dia e oferecem o tradicional café da manhã irlandês, almoço (inclusive os mais tradicionais), irish coffee e por aí vai. Resumindo, pub é um programa diurno também! Além disso, alguns deles têm hospedagem, como é o caso do Temple Bar, Farrington e o Oliver St John Gogarty.
Todos os 6 pubs que eu citei tem entrada gratuita, ficam na área central de Dublin, são bem turísticos, mas também frequentados por locais.
Agora que você já tem as dicas é só organizar o seu próprio pub crawl. Cheers! Ou como dizem os irlandeses, slàinte (que em gaélico significa saúde)!
A fachada vermelha com os tijolinhos aparentes é muito convidativa, um ímã praticamente!
Demais, né? 🙂