O Burger101 é um projeto itinerante muuito legal que envolve duas coisas que eu valorizo muito: 1) hambúrger e 2) experiência. Plus: é em Porto Alegre (adoro quando nascem coisas interessantes nascem por aqui), mas ouvi boatos que vai ter edição carioca e paulista! 🙂
O projeto não é exatamente um curso de como fazer hambúrguer, mas é quase um curso de como fazer hambúrguer – com pessoas aleatórias (e o gosto em comum por hambúrguer), bebida, música e um clima descontraído, tipo happy hour com desconhecidos.
Quem me conhece ou conhece o Meu mapa-múndi sabe que eu amo hambúrguer e sempre procuro experimentar algum diferente quando vou viajar, but nunca foi algo que testei receitas e fiz em casa, principalmente por achar que o meu nunca ficaria tão bom.
Não sei exatamente como conheci o Burger101 – acho que foi através de amigos em comum – e há um tempo que eu tava tentando me inscrever, mas as datas não coincidiam com a minha agenda… até que finalmente deu certo e eu vim aqui contar como foi essa experiência.
Como funciona?
Primeira tu se inscreve no curso através do site. Pelo que eu entendi não é sempre que tem e a data é parece ser aleatória, mas é fácil descobrir através das redes sociais (Instagram e Facebook) e pelo próprio site. Depois tu paga um valor x (o valor varia de acordo com as vagas restantes, acho que vai de R$ 80 – R$ 100) e nesse valor está incluído o curso, o hambúrguer e bebidas (refrigerante, água e cerveja).
O dono do projeto é o Beto Galetto, que morou um tempo no Canadá – onde trabalhou numa hamburgueria local – e hoje divide super dicas com a gente.
Onde funciona?
Depende. Mas alguns dias antes do evento você vai receber um e-mail com tudo explicado. Quando eu fui foi no Centro Histórico de Porto Alegre.
O curso
Logo que cheguei eu comecei a conversar com as pessoas e assim que todas chegaram (eram 11, contando comigo) o curso começou.
Teve explicação sobre a carne: tipos de carne, corte, onde comprar, onde não comprar, como temperar e como preparar. Foram muitas dicas que eu não fazia ideia, como por exemplo, a importância da proporção da carne x gordura, pra que o hambúrguer não fique seco e “esfarelando” (?) e fique delicioso na medida certa. Tudo isso foi sendo explicado na prática e voilà, esse foi o hambúrguer que o Beto fez pra demonstrar pra gente:
Já adianto que as fotos não tão muito boas porque foram tiradas com o celular, mas todas foram do burger que eu fiz. #orgulho
Ficou lindo, né? E estava uma delícia!
Esse molho delicioso de Aioli de Chipotle é o que usamos no burger – e é possível comprá-lo.
Além de ter entrado pra minha listinha dos melhores hambúrgueres, foi uma experiência super legal que eu indico muito! No dia seguinte recebi um pdf com toda a ~aula explicada, dicas de produtos, fornecedores e até a receita do molho. ♥
Essa tua paixão por hambúrguer tá me contagiando, hehehehe. Demais isso! Que mais experiências assim aconteçam aqui pela cidade 😉
[…] escrevi sobre isso por aqui em diferentes momentos do blog: Top 10 Burgers, T.T. Burger, 20Barra9, Burger101, entre […]