Quando eu era pequena a minha família e eu passávamos o verão na Praia da Pinheira, em Santa Catarina. Em abril de 2014 passei 4 dias por lá e matei a saudade.
Eu lembrava de ter ido na Praia do Maço, uma praia meio deserta entre a Praia de Cima e a Prainha (que fica ao lado da Guarda do Embaú), mas não sabia muitos detalhes.
Ponta das Andorinhas
Sem pesquisar muito eu segui pelo caminho que eu tinha uma vaga memória, que é caminhando pela orla da Praia de Cima até chegar no canto direito (lado oposto da Pinheira) e seguir o início da trilha para a ponta das Andorinhas. A trilha não tem nenhuma grande dificuldade se o tempo tiver bom e não tiver chovido recentemente (caso contrário vai ter muita lama).
Após chegar nas pedras eu fui contornando o morro, mas infelizmente não achei a “passagem” até a Praia do Maço. Esse caminho tem muitas pedras e como eu tava sozinha e quase sem bateria no celular, eu resolvi voltar e tentar outro dia.
Pro meu azar eu peguei chuva nos próximos dias e pra minha sorte saiu um sol quando eu tava quase indo embora da praia. Pesquisei sobre a Praia do Maço na internet e achei um caminho alternativo – e mais fácil.
Praia do Maço
A Praia do Maço fica localizada no Vale da Utopia e é a menor das praias da região. Ela tem 50m de extensão e apenas um bar (o Mema) – que funciona somente na alta temporada.
Da praia é possível avistar algumas pequenas ilhas e até mesmo o sul da Ilha de Florianópolis.
No mapa abaixo (que peguei do Google Maps) dá pra entender um pouco o que eu falei até agora:
O trajeto rosa foi o primeiro que eu fiz, contornando a Ponta das Andorinhas. Lembro que há long time ago eu fui por aí até chegar no vale.
O trajeto em amarelo foi a segunda tentativa – que foi a que deu certo dessa vez. Pra chegar lá eu peguei a rua Manoel Martins, na Praia de Cima, fui até o final dela e virei a esquerda. Não estranhe que 1) você vai atravessar uma propriedade privada (pedimos licença e foi tudo bem, ninguém pareceu se importar) e 2) tem muitas vacas pastando por ali (muitas mesmo).
Mesmo não tendo um trilha clara é fácil identificar o caminho e num certo momento (acho que depois de uns 300m subindo) você vai ver uma pedra a esquerda – de onde dá pra ter uma vista linda da Praia de Cima e da Praia da Pinheira.
Caminhando mais um pouco (já numa leve decida) é possível avistar o Vale da Utopia.
Dessa última vez eu não desci até a praia porque eu não tinha muito tempo, mas de lá você pode pegar uma trilha pela direita até chegar na Prainha e depois até Guarda do Embaú. Esse último trecho eu ainda não fiz, mas tá na minha lista pra quando eu voltar pra Pinheira. ♥
Que lugar paradisíaco, excelente para se aventurar à relevar um relaxamento instantâneo.
Só tem beleza nessas praias! E adorei a porteirinha 🙂
É muito lindo! ❤️
[…] Tem algumas opções bem legais por lá e eu vou falar mais sobre isso no próximo post. Uma delas eu já comentei aqui no blog, é a Trilha da Praia do Maço, no Vale da Utopia. Pra ler é só clicar aqui. […]