Quando fui pela primeira vez pra Amsterdam (julho de 2010) eu fiquei hospedada com alguns amigos num hostel no Red Light District. Era verão europeu a cidade estava bombando de turistas do mundo inteiro.
Voltei pra Amsterdam em março desse ano e resolvi procurar um bairro mais tranquilo, mas com boa localização também. E pesquisando aqui e ali eu encontrei o Jordaan, um bairro charmoso (como praticamente tudo na cidade) e próximo de tudo. Achei legal porque tem coisas turísticas e comércio, mas é um bairro residencial, frequentado por locais e bem tranquilo.
A ideia desse post é contar a minha percepção sobre Jordaan, mas pretendo fazer um post sobre Amsterdam com dicas gerais.
Dei um print nesse mapa do Google Maps que achei no HotWire (aquele site de bookar hóteis “no escuro” que oferece um bom desconto – já mencionei em outro post) pra ficar mais claro os limites do bairro. Jordaan está destacado em vermelho.
Transporte
Acho que a melhor forma de explorar a cidade é caminhando ou pedalando, até porque nada é muito longe. De qualquer forma, eu peguei táxi no dia que cheguei e no dia que fui embora. Da estação central de trem até onde eu tava custou + ou – €10. Caminhando dava uns 20 minutos e era a mesma distância até a Dam Square. Também é possível pegar ônibus ou tram (o bonde elétrico, aquele de superfície).
Hospedagem
Fiquei hospedada no Marnixkade, num houseboat que aluguei através do Airbnb. Essa era a vista da minha janela. ♥
Para saber mais sobre a experiência é só clicar aqui.
O que fazer por lá:
Winkel 43
No Winkel 43 servem a famosa torta de maçã (dica da anfitriã do houseboat), que é típica da Holanda. Dizem que é a melhor da cidade!
Eu adorei!
Endereço: Noordermarkt 43
Spek
Outro lugar superlegal e com a decoração muuuito legal!
Endereço: Admiraal de Ruijterweg 1.
JWO
Um mix de armazém x mercearia x padaria.
Endereço: Tweede Goudsbloemdwarsstraat 1.
Ruelas
Ruas tranquilas e queridas, parte residencial e parte comercial.
De Afstap // Oude Leliestraat 12
Achei um amor as lãs expostas nos cestos na fachada da loja.
Unicorn Boutique
Uma loja infantil super fofa.
Endereço: Tweede Tuindwarsstraat 1.
By Popular Demand
Esses dias postei no Instagram a vitrine da By Popular Demand, uma loja super legal que lembra a parte de home/decor/tranqueiras da Urban Outfitters.
Endereço: Raadhuisstraat 2.
Marcas locais
Vi muitas marcas locais pelo bairro, de roupas, acessórios e de cosméticos.
Flesch Records
Loja de vinis e livros. Adorei a decoração com globos. ♥
Endereço: Noorderkerkstraat 16.
Petticoat
A região é cheia de brechós. Eu tava em busca de um casaco de pele (fake), mas não achei exatamente como eu queria aí e nem no mercado de pulgas de Waterlooplein.
Endereço: Lindengracht 99.
Também vi algumas galerias por Jordaan, mas não cheguei a entrar em nenhuma.
Não preciso nem dizer que tinhas muuuuuitas bicicletas, né?
Flores, muitas flores!
Já comentei isso no post sobre a Columbia Road Flower Market (aqui), mas eu acho acho o máximo toda essa cultura e cultivo de flores independente da estação do ano.
Além do Blooenmarket, aquele mercado flutuante de flores, vi muuuuitas banquinhas de flores espalhadas por Jordaan (e pela cidade).
Pontos pra recarregar o seu carro elétrico
Mesmo Amsterdam sendo a cidade das bicicletas.
Canais lindos
Acho que um dos meus favoritos é o Prinsengracht, esse aí que aparece nas quatro primeiras fotos (que foram tiradas quase na frente da Casa da Anne Frank).

Casa da Anne Frank
É nesse bairro que fica a Casa da Anne Frank – um dos lugares mais emocionantes que eu já fui.
Supermercados
O bairro tem boas opções de supermercados. Eu comprava sempre no Albert Heijn ou no Jumbo da Westerstraat (que eram os mais próximos de onde eu tava), ou em qualquer outra que tivesse no caminho.
Fica para a próxima
- Noodermarkt: um mercado de comidas orgânicas que acontece na Praça Noordkerk, todos os sábados, entre 9h e 16h.
- Kitsch Kitchen: uma loja de decoração divertida. Tava na minha lista e quando passei lá já tava fechado. Endereço: Rozengracht, 12.
Uma graça o varal com roupinhas de melancia! A casa da Anne Frank deve provocar muita emoção e comoção mesmo. E que bom que pra boa parte do mundo a vida acontece em cima de uma bicicleta
É incrível, a gente se acostuma fácil com essa vida em cima de bicicleta, sem tanto trânsito e loucura.
[…] Eu resolvi ficar 4 noites/3 dias em Amsterdam. Quarto privativo em hostel não tava barato, quarto compartilhado não era uma opção e eu já tinha decidido que queria me ficar em Jordaam (já fiz post sobre o bairro aqui). […]